25 DE NOVEMBRO - DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

O Dia de Ação de Graças (conhecido em inglês como Thanksgiving Day), teve sua origem em Plymouth, Massachusetts.
Depois de um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Para celebrar a ocasião, o governador da vila organizou uma festa no outono daquele ano. Nessa festa, participaram cerca de 90 índios e foram servidos patos, perus, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada outono era organizada uma festa de gratidão a Deus.
Em 1863, Abraham Lincoln (então presidente dos Estados Unidos) anunciou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.
Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é uma data em que as pessoas se reúnem e demonstram sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas.
É também um momento para expressar carinho pelos amigos e familiares. Este é um dos feriados mais importantes, em que é normal realizar longas viagens para que os parentes estejam reunidos.
Outra grande tradição é a comida, as famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica.
No Brasil, esta não é uma data comum no calendário nacional.
A versão brasileira do feriado foi criada em 1949, pelo presidente Gaspar Dutra. A ideia de criar o Dia Nacional de Ação de Graças veio do embaixador Joaquim Nabuco, que adorou participar das comemorações quando atuava como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
Normalmente, a data é lembrada por famílias de origem americana e por algumas igrejas cristãs.
Demos graças pelas bênçãos recebidas.
Demos graças pela vida.
Dia de profunda gratidão.

O UniFUNVIC agradece a Deus neste dia de Ação de Graças e a todos os professores, colaboradores e alunos.