Ensino de Ciências por Investigação

O Ensino de Ciências por Investigação permite aproximar a prática dentro da sala de aula, articulando uma cultura híbrida que relacione elementos presentes na cultura escolar e elementos da cultura científica. Assim, o Ensino de Ciências pode ser visto de uma maneira mais dinâmica, como uma atividade autônoma, pautada na investigação e promovendo a alfabetização científica. Com esta perspectiva, a professora Mestre Mariana Aparecida Fonseca, responsável pela disciplina de Fundamentos e Metodologias da Ciências da Natureza, sugeriu uma atividade para os alunos do 6º semestre do curso de Pedagogia, do UniFUNVIC - Centro Universitário FUNVIC – Polo Mococa, onde fossem desenvolvidos materiais investigativos no âmbito da Ciência da Natureza. A participação e interação dos alunos foram extremamente positivas, gerando resultados satisfatórios. Os temas escolhidos foram: Os cinco sentidos; Os planetas; Os animais domésticos e da fazenda; Os seres vivos e a trilha do solo. Os materiais foram confeccionados pelos alunos e serão disponibilizados para a Escola Funvic de Mococa, para que possam ser desenvolvidas práticas investigativas durante algumas aulas de Ciências, permitindo que os alunos aproximem a cultura escolar à cultura científica.

Ação Mococa2Ação Mococa3