24 de março - Dia Nacional do Estudante

O Dia Nacional do Estudante comemora-se anualmente no dia 24 de março.

Este dia foi promulgado pela Assembleia da República Portuguesa em 1987.
Além de um dia de comemoração, este é um dia de luta e de homenagem, já que a data é celebrada pelo movimento estudantil nacional, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando da crise acadêmica vivida em Portugal.
A data pretende ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos/as. O direito à educação é um direito basilar da nossa sociedade consagrado constitucionalmente e que requer o envolvimento de todos. A data lembra ainda que o estudante é um pilar da sociedade.