COM A MISSÃO DE CONSTRUIR PAZ E O RESPEITO UNIVERSAL, A UNESCO COMEMORA 75 ANOS DE EXISTÊNCIA

Com o final da Segunda Guerra Mundial, o mundo, em escombros, buscava maneiras de se reerguer. A guerra devastou a humanidade, causando desigualdades econômicas e sociais, milhões de refugiados e excluídos com uma absurda necessidade de diálogo. Neste contexto, em novembro de 1945, foi criada a UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com a missão de construir paz, por meio da educação, das ciências e da cultura, visando a favorecer o respeito universal à justiça, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais afirmados aos povos do mundo.
Em 1947, durante o período pós-guerra, na cidade de Sendai, no Japão era criado o primeiro Clube Unesco no Mundo, e a partir desse, até os dias atuais foram criados mais de 5.000 clubes em todo o mundo.
Em 2013 foi criado o primeiro Clube Unesco do Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty, a Funvic – Fundação Universitária Vida Cristã, foi reconhecida como Clube Unesco Funvic.
Em 2014, em Nova York, nos Estados Unidos da América, na Sededa nações Unidas, foi reconhecido e oficializado, pela WFUCA – Federação Mundial de Clubes, Centro e Clubes UNESCO Brasil, com sede na cidade de Pindamonhangaba, Estado de São Paulo, localizado no Campus do UniFUNVIC.
Desde então o Pastor Luís Otávio Palhari, como é conhecido no meio dos clubes Unesco, tem trabahado em conjunto com a FUNVIC para a divulgaçãoe conscientização das ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, e os ideais na UNESCOem relação a qualidade educacional e direitos humanos, na sua essência.
Em 2015, na cidade de Beijing, na China o professor Luí Otávio Palhari foi indicado e escolhido para participar como membro da Diretoria Excecutiva da WFUCA, para representar a região da América Latina e Caribe, para um mandato de 4 anos, e que devido a pandemia, foi estendido ate 2020.
Em entrevista a TV RVC, Luís Otávio afirmou sua dedicação e também explicou um pouco sobre a importância da Unesco: “dentro de sua rede e com toda sua infraestrutura, ajudou muito, fomentando, mesmo que de forma remota, a educação. Por meio da Unesco tive a oportunidade de conhecer os clubes que divulgam e colaboram com projetos desenvolvidos em varias nações. Celebrar 75 anos da Unesco e fazer parte de tudo isso, é uma alegria muito grande. Que todos possam estar abertos para receber tudo aquilo que pudermos compartilhar, em uma sociedade de paz, mais justa e de amor”.
Em 2020, o mundo mais uma vez, desafiado. Desta vez, pela pandemia da COVID-19, teve a área da educação bastante afetada, evidenciando outras fragilidades que vão além, as quais nos mostram que ainda há uma enorme desigualdade entre países e povos.
Em 2021, a Conferência Geral da UNESCO, em Paris, marca o 75º aniversário da Organização.
São 17 objetivos que contribuem para construir um futuro mais justo e inclusivo, que não permita deixar ninguém para trás.
A UNESCO discute as implicações éticas do uso da inteligência artificial e busca formas de tornar o progresso científico igualmente alcançável para todos, com sua iniciativa de ciência aberta, renovando seu compromisso com um mundo mais inclusivo para todos e acreditando que, 75 anos após sua criação, sua existência continua mais importante do que nunca.