Biomedicina é pra você?

Como é que os medicamentos, vacinas e outros tipos de tratamento foram criados? Você sabe? não? Pois é, quem pesquisa sobre as doenças que afetam as pessoas hoje em dia, estuda biomedicina!

Biomedicina é uma área dedicada à pesquisa de enfermidades humanas. O profissional deste curso identifica suas causas e os meios para tratá-las. Os recursos que usa para diagnosticá-las são exames e resultados de análises clínicas.

A grade curricular possui matérias bem diversas, como fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, entre outras. Já as oportunidades no mercado de trabalho estão concentradas em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem, clínicas ou hospitais. Há também a possibilidade do aluno seguir a carreira acadêmica, como pesquisador ou docente.

A principal diferença do biomédico para o médico é que o primeiro foca nas pesquisas e testes de laboratório, enquanto o segundo pode tratar as pessoas doentes, receitar medicamentos e fazer cirurgias, além das pesquisas.

O Dia a Dia de um Biomédico
A rotina de um biomédico é de muita pesquisa, muita leitura e estudo. É muito comum que o profissional trabalhe em laboratórios e clínicas, mas pode também ir pras ruas se trabalhar na vigilância sanitária, por exemplo.

Às vezes, a sua pesquisa pode ser inconclusiva, ou seja, não deu em nada. Isso pode ser frustrante pra você e pra sua equipe, que dedicaram um bom tempo pra ficar sem respostas maravilhosas.

Mas isso não deve te desmotivar. MUITO PELO CONTRÁRIO! As pesquisas que dão “errado” servem como referência para eliminar hipóteses e chegar cada vez mais perto da solução procurada, além de motivação, é claro!

E aí, Biomedicina é pra você?
Se você quer ajudar o mundo a ser um lugar melhor, criar novos métodos de combater doenças e fazer a vida das pessoas ainda mais feliz, a biomedicina pode ser a área que tanto busca para sua vida.