Química: Crie moléculas em 3D e fórmulas químicas

A Química é a ciência que explora o universo microscópico, estudando sua composição, estrutura, propriedades da matéria e as reações químicas. Durante as aulas, é preciso usar muito da imaginação para visualizar moléculas, átomos, enzimas, entre outros elementos invisíveis a olho nu.

A menor partícula possível de um elemento desse universo minúsculo é o átomo. Em grego, átomo significa “não-divisível”. Os átomos são componentes básicos de toda a matéria. Através das ligações covalentes, os átomos formam as moléculas.

Uma das moléculas mais conhecidas é a da água, H2O , formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. As moléculas são representadas em desenhos bidimensionais para facilitar a representação.

Entretanto, na natureza, essas moléculas são tridimensionais. Com o site e aplicativo MolView, é possível ver diversas moléculas em 3D e ainda melhorar seus conhecimentos em Química.  O objetivo da plataforma é tornar a ciência e a educação mais impressionantes.

A plataforma, também disponível em aplicativo para celular, é voltada para alunos, professores e pesquisadores. Ainda não há versão em português, mas o site é bem intuitivo. No MolView, além de consultar os formatos das moléculas em 2D e 3D, é possível editar as moléculas e montar combinações novas, criando sua própria molécula. Na plataforma, também está disponível visualizar a estrutura de diversas proteínas, enzimas, minerais e DNA. (Fonte e texto: Quero Bolsa)