Inscrição para o ProUni começa amanhã (terça-feira)

Começa amanhã, terça-feira (28), o Programa Universidade para Todos (ProUni ) do governo federal, que concede bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil. Para participar, o candidato precisa ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tirado pelo menos 450 pontos de média. Neste ano, são oferecidas 249 mil vagas. A inscrição pode ser feita na página do programa. O prazo vai até as 23h59 de 31 de janeiro.

Para poder concorrer às bolsas, o candidato não pode ter diploma de ensino superior. Além disso, ele precisa:

- Ter cursado ensino médio integralmente em escola pública ou

- Ter cursado ensino médio integralmente em escola particular na condição de bolsista

- Ter cursado ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular na condição de bolsista ou

- Ser professor

- ser uma pessoa com deficiência

Para o candidato concorrer a bolsa integral, ele precisa ter renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário mínimo. Para bolsas parciais de 50%, a renda precisa ser de até 3 salários mínimos.

Qual o perfil do estudante do ProUni?

Em, 2019, o programa concedeu mais de 225 mil bolsas de estudo, sendo 57 mil parciais (50%) e 168 mil integrais, segundo levantamento do Quero Bolsa . A região com maior número de beneficiários foi a Sudeste, com mais de 104 mil estudantes, 46,2% do total. A região Norte, com 19,2 mil beneficiários, 8,5% do total, teve o menor número de estudantes atendidos.

Confira o cronograma completo:

• Inscrições: 28 de janeiro a 31 de janeiro;

• Divulgação de resultados da primeira chamada: 4 de fevereiro;

• Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada): 4 a 11 de fevereiro;

• Registro no SISPROUNI e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada): 4 a 14 de fevereiro;

Divulgação dos resultados da segunda chamada: 18 de fevereiro;

Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (segunda chamada): 18 a 28 de fevereiro;

Registro no SISPROUNI e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada): 18 de fevereiro a 3 de março.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais (100%) ou de 50% a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e renda.